• Menu

  • Shop

  • Languages

  • Accessibility
Visiting Info
Opening Hours:

Sunday to Thursday: ‬09:00-17:00

Fridays and Holiday eves: ‬09:00-14:00

Yad Vashem is closed on Saturdays and all Jewish Holidays.

Entrance to the Holocaust History Museum is not permitted for children under the age of 10. Babies in strollers or carriers will not be permitted to enter.

Drive to Yad Vashem:
For more Visiting Information click here

“Reflitam e recordem que tudo isto aconteceu” – A história de Primo Levi

Aula para o Dia da Recordação do Holocausto e do Heroísmo

Destinado a alunos do Ensino Médio

Para o professor

Neste plano de aula: “Reflitam e recordem que tudo isto aconteceu”, cujo tema central é o testemunho de Primo Levi, escritor e sobrevivente de Auschwitz, tentaremos examinar a dimensão da experiência dos prisioneiros no campo de concentração. A dimensão que optamos por enfocar é a do idioma, e mais amplamente, a comunicação interpessoal: a comunicação entre os prisioneiros no tempo em que estavam presos e entre eles e o mundo depois da libertação.
Abaixo está uma definição lexicográfica do termo “idioma”:

“O idioma é um meio que serve para a organização de qualquer tipo de informação, e em geral é também um meio de comunicação para a transmissão de informação. O idioma é um sistema de mensagens e signos diversos dotados de significado e que se transmitem entre os participantes num processo cíclico; um transmite a mensagem, outro a recebe e reage a ela, transmitindo outra mensagem própria, e assim se repete várias vezes”.

Será que é apropriada esta definição ao nos referirmos ao que aconteceu “no mundo dos campos”? Durante a época de prisão, e especialmente depois da libertação, terão sentido os sobreviventes que podiam transmitir sua terrível experiência a pessoas que não haviam estado nos campos, por intermédio do idioma ou outra forma de comunicação? Ou talvez, ainda dentro do mundo dos campos e também depois da libertação, tanto os prisioneiros como os sobreviventes sentiam que esse mundo, além das perdas e das cicatrizes que neles deixara, obstruíra-lhes também o idioma e os canais de comunicação comuns?

Introdução
A vítima diante da realidade do campo
O testemunho como esperança e o temor da “mudez” do testemunho
"Edificar uma ponte para as testemunhas” 
Resumo